Em épocas quentes as opiniões tendem a divergir quando o assunto é a escolha do aparelho que melhor possa servir nessas horas. O que acaba por criar dois grupos de pessoas, de um lado as adeptas de ventoinhas e do outro as que preferem o ar- condicionado. Cada uma com a sua razão.
Para ajudá-lo nessa escolha entre a ventoinha ou o ar-condicionado, partilhamos consigo algumas diferenças entre os dois e, principalmente, as vantagens e desvantagens que cada um apresenta, confira.
Ar-condicionado
Tratando-se de um aparelho que, na sua maioria, exige um serviço de instalação profissional, o ar- condicionado é também bastante diversificado. Tanto, que pode ser encontrado vários tipos, sendo os principais:
Portátil: o aparelho pode ser transportado consigo para onde quer que vá. Os modelos podem variar, assim como o seu preço, que depende da sua potência e eficiência energética.
Split: é instalado nas paredes e é composto por dois aparelhos, um na parte externa e outro na parte interna, sendo ambos controlados por um comando. Dentre esse tipo de ar-condicionado podemos encontrar alguns outros modelos. O Inverter, que permite ajustar a temperatura e o Multi-Split em que a sua caixa externa pode suportar no máximo oito unidades no seu interior.
Split Cassete: também instalado no teto, esse tipo de aparelho tem a função de tornar o ar no ambiente mais uniforme. O mesmo é muito usado em espaços comerciais e empresariais.
Split de pavimento ou teto: diferente do anterior, esse aparelho pode ser instalado tanto no pavimento como no teto. Devido a sua grande potencialidade, ele é excelente para espaços maiores.

Vantagens do ar-condicionado
- Variedade de preços e formatos
- Controle automático e rápido da temperatura
- Reduz a umidade do ambiente e auxilia na saúde respiratória
- Configuração do aparelho de acordo com a sua necessidade e preferência
Desvantagens
- Preço mais elevado do que as ventoinhas
- Instalação e higienização apenas por um profissional especializado
- Custos adicionais com manutenções e higienização regular
- A instalação em prédios poderá ficar pendente até a autorização do senhorio
- Exige mais poupança para não ter gastos maiores com a eletricidade
- Design pouco atraente

As ventoinhas
Para muitos as ventoinhas podem ser consideradas arcaicas nos novos tempos. Mas, mesmo assim elas não caíram em desuso. Como o ar-condicionado, a ventoinha é, também, um aparelho diversificado, podendo encontrar no mercado diferentes modelos. Desde ventoinhas de pé (as mais comuns), portáteis, de colunas e também as ventoinhas de teto/paredes.
Vantagens
- Preço acessível
- Não necessita de muito investimento para sua instalação
- Ventilação em um único ponto definido
- É mais aconselhável para locais onde o seu uso seja pontual
- Design atraente (aspeto vintage)
- Fácil de desmontar e higienizar
Desvantagens
- A manutenção e reparação podem sair mais caras
- Acumulação de pó com mais facilidade
- Serve apenas para refrescar, não faz o arrefecimento do ambiente
Dessa forma, o que podemos dizer é que antes de escolher o aparelho ideal para si, deverá avaliar as circunstâncias e as suas necessidades. Se preferir uma solução duradoura, o ideal seria comprar um ar-condicionado. Porém, caso tratam-se de situações urgentes e pontuais, a melhor escolha seria as ventoinhas.
Em todos os casos é preciso estar ciente de que sempre haverão constrangimentos económicos. Referente aos gostos com a eletricidade é importante saber que a ventoinha também aumentará as contas no final do mês, muito mais do que o ar-condicionado, quando esta for usada sem interrupções.
Gostou do nosso conteúdo? Qual deles escolheria? Diz-nos nos comentários e partilhe com seus amigos para que possam nos dizer também qual desses aparelhos escolhem usar em dias de muito calor.