Nos últimos tempos, alguns dos nossos clientes têm estado a investir em pisos com aspetos mais rústicos e ao mesmo tempo contemporâneos.
Para conseguir esse visual, uma grande aposta tem sido feita em pisos de cimento queimado, tornando-se até, na mais nova tendência do mercado.
O que é cimento queimado e como é feito?
Cimento queimado é o nome que damos à uma mistura de cimento, água e areia preparada no próprio local de aplicação, sobre um contra piso húmido ou sobre uma superfície áspera que garanta a sua aderência.
O termo “cimento queimado” de nada tem a ver com algum processo de cremação ou outro, envolvendo fogo. O mesmo vem do facto de que durante o processo de aplicação da mistura no piso, o pó de cimento alisado é colocado sobre a superfície, usando uma desempenadeira ou, então, uma colher de pedreiro. Esse processo de alisamento do pó de cimento sobre a massa húmida é o que chamamos de “queimar o cimento”.

Esse procedimento deve ser feito até que o cimento fique totalmente liso e uniforme, usando juntas de dilatação no piso a cada 2m para evitar rachaduras. Uma outra forma de evitar rachaduras, é ainda no processo de preparo do material, do qual, também, é possível obter uma aderência melhor utilizando aditivos adições, como a sílica ativa.
O que de especial tem uma decoração a base de cimento queimado?
Todo e bom cabo-verdiano que tenha vindo de uma família humilde, ou tenha familiares que vivem no interior das ilhas, com certeza lembra dos pisos finos feitos a cimento nas antigas casas cabo-verdianas.
Então, deves estar a perguntar como isso é uma tendência, se a moda já existia antes, onde está a diferença?
A diferença é que hoje esse tipo de revestimento sofreu algumas alterações no seu acabamento, resgatando não só a moda dos pisos cimentados bem como, adicionando um toque de refinamento, rusticidade e sofisticação na sua casa, empresa ou instituição.
Com um piso de cimento queimado, feito por profissionais certos, sairás ganhando na praticidade e versatilidade.

Além de propiciar mais facilidade na hora da limpeza, esse material pode ser aplicado em diversas peças de uma construção. Isso faz com que os ambientes deem a sensação de serem mais amplos e integrados, visto que parecem formar uma peça única.
O cimento queimado pode ser usado para o piso ou parede da cozinha, sala, escritório, varanda ou qualquer outro cômodo. Também é uma ótima opção para ambientes externos com um design diferenciado.
Ficou interessado nos pisos de cimento queimado? Solicite este serviço na nossa plataforma https://pratex.cv/, também podes solicitar os serviços de Pós-Obras da Pratex, assim para garantir um resultado de qualidade na sua obra.