Quer seja em casa comuns, apartamentos ou qualquer outro tipo de imóvel, as infiltrações são os problemas mais comuns e que mais dores de cabeça dão aos proprietários, tendo como principal solução a impermeabilização desses imóveis.
A impermeabilização consiste na proteção dos imóveis contra a água e outros fenômenos naturais, com o propósito de manter o bem-estar e comodidade dos seus moradores. Ela também é uma ação preventiva que deverá ser renovada periodicamente.
Como é sabido, a entrada e acumulação da água no interior dos edifícios pode causar sérios danos a nível de estruturação, embelezamento e, claro, trazer prejuízos adicionais aos donos. Por isso, hoje decidimos mostrar-lhe as principais evidências de quando devemos impermeabilizar a nossa casa, confira.
Cada caso é um caso
Tratando-se de infiltrações, antes de trabalhar na impermeabilização da sua casa, é necessário compreender o que terá sido a principal causa. Se vive em apartamentos, salvo o último andar, é bom saber que as infiltrações, no teto, principalmente, estão ligadas à canalização e, nem sempre à impermeabilização deficitária do edifício. Então, a solução é recorrer a um profissional de canalização, ao invés de impermeabilização. Caso for comprovado que seja mesmo por falta de impermeabilizantes, mantenha o proprietário do prédio informado e solicitem uma intervenção profissional.
Agora, caso seja uma moradia ou um imóvel comum, esteja ciente de que as infiltrações podem aparecer tanto no teto como nas paredes, e assim como nos apartamentos, deverá solicitar a ajuda de um profissional eficaz.
Cheiro constante de humidade

Um dos sinais mais óbvios de que a impermeabilização de sua casa precisa ser feita ou renovada, é o cheiro constante de humidade no interior da mesma. Não é comum sentir esse tipo de cheiro, pois, indica que há mofos ou fungos nas paredes, o que significa danos na estrutura da casa. Recomendamos que solicite uma avaliação profissional para verificar o estado das paredes e dos tetos.
Mal-estar dos moradores

Já parou para pensar que talvez essas alergias e problemas respiratórios constantes e repentinos, podem estar relacionados a humidade excessiva no interior da casa? Exatamente, a humidade em excesso produz mofos, fungos e microrganismos causadores de doenças.
Então, fica a dica, em caso de aparecimento de doenças constantes, relacionados, principalmente, a respiração, faça uma checagem nas paredes e nos tetos.
Paredes com manchas

Este indício torna-se mais evidente quando as infiltrações já se encontram num avançado estado, pois a água já entrou e agora secou por baixo da superfície das paredes e tetos.
Então já sabe, caso depare com manchas nas paredes e nos tetos do seu imóvel, é um aviso de que a água esteja se infiltrando de fora e é preciso agir antes que surjam buracos e rachaduras nas paredes.
Rachaduras em frente à casa

Esta situação pode ser considerada crítica, pois, poderá indicar danos maiores relacionados a humidade. Neste caso, o conselho que deixamos é que procure um especialista para estudar a sua situação, visto que isso poderá ser um aviso de que a sua casa é muito sensível ao contato com a água. Uma vez que quanto maiores forem as rachaduras, maiores são os riscos para sua casa. Porém, como sempre há uma solução para tudo, fique sabendo que é possível reparar essas rachaduras e aplicar impermeabilizantes sobre as áreas mais expostas.
Estas foram as evidências que partilhamos consigo sobre quando devemos impermeabilizar a nossa casa. Mas, fique atento! A humidade nem sempre é sinónimo de problemas e as vezes as infiltrações derivam de complicações nas próprias tubulações do imóvel.
Por isso, é importante que em todos os casos opte-se por acionar um profissional especializado, que possa visitá-lo para fazer os levantamentos necessários no seu imóvel e assim poder confirmar se realmente trata-se de humidade provocada por infiltrações. Dessa forma, lhe indicará a melhor solução para o seu problema.