Skip to content

8 sons domésticos que não devemos ignorar

...
Nélida Vaz

Feb 15, 2023 12:11:13 PM

Muitos são os sons que a nossa casa emite e, na maioria das vezes, ignoramo-los porque, à partida, não nos parecem ser nada de grave. No entanto, será que é assim tão seguro? Quantas vezes parou o trabalho para dar atenção a problemas domésticos? É isto que acontece quando não damos ouvidos à nossa casa.

 

Mas agora estas situações estão com os dias contados, porque hoje trouxemos para si dicas de 8 sons a tratar no seu imóvel, para que possa agir antecipadamente e evitar surpresas desagradáveis.


Barulhos nas lâmpadas e tomadas, luzes que piscam

Se ouvir estes barulhos, é evidente que tem um problema elétrico. Por isso, é muito importante verificar sempre as luzes e interruptores. Deve levar esta questão a sério e, sempre que necessário, solicitar a intervenção de um eletricista, que é a pessoa mais capacitada para alertar sobre os possíveis riscos de um curto-circuito (o que pode evitar um incêndio em casa). Não corra riscos desnecessários.

 

 

 

Chiados vindos do forno

Esta é para quem tem fornos elétricos, principalmente. Se cada vez que liga o forno se incomoda com os chiados, saiba que algo não está bem. Mas antes de levar o caso ao extremo e solicitar os serviços de um técnico de gás, tente limpar o forno, dando especial atenção aos queimadores e dutos. Feito isso, poderá verificar que afinal se tratava apenas de um problema de ventilação - coisa rápida de resolver com uma simples limpeza.

 

Alerta para o gás!

Desta vez, não é meme, mas sim um aviso importante sobre o gás em casa, principalmente se ouvir assobios. Se isto acontecer, "mantenha-se desconfiado, sim senhor", porque algo não está bem e não se brinca com o gás. Nestes casos, é melhor passar a tarefa a um técnico de gás, um profissional experiente e especializado, capaz de resolver com eficácia os problemas de instalação e reparação do gás. Se sentir cheiro de butano, desligue o gás, apague as luzes, abra as janelas e saia imediatamente de casa, onde deverá aguardar a chegada dos bombeiros.

 

Frigorífico que ronca?

Como muitos roncos por aí, também este não é bom sinal. Muitas vezes tendemos a culpar o compressor por este barulho, mas às vezes pode tratar-se de uma avaria na regulação da temperatura. Se assim for, baixe-a um pouco e verifique se o problema não se resolve. Mesmo assim, se o ronco não parar, a culpa pode ser mesmo do compressor e a tarefa deverá ser passada a um técnico de refrigeração para fazer a reparação do seu frigorífico.

 

Pinga-pinga da torneira

Mesmo estando fechada, a torneira insiste em pingar? Antes de chamar um canalizador, confira se todas as torneiras se encontram devidamente fechadas. Se a torneira pinga, é provável que haja um problema com a vedação da torneira. A vedação pode ter ficado desgastada ou danificada, o que permite que a água escape mesmo quando a torneira está fechada. Para resolver o problema, é necessário substituir a vedação. Em alguns casos, pode ser necessário substituir toda a torneira.

 

Ar condicionado ou aquecedor estão bombando?

Como temos dito aqui no blog, a higienização do ar condicionada, bem como de um aquecedor, é uma prática que melhora e prolonga a vida útil dos aparelhos. Por isso, caso esteja ouvindo chiados vindo dos mesmos, saiba que o problema possa estar relacionado com a falta de limpeza.

Agora, se o barulho estiver mais forte, significa que alguma peça pode estar solta. Há outro caso em que o problema pode estar associado à ventilação. Se for esse o caso, verifique o estado do líquido do arrefecimento ou se há algum entupimento no duto. Se confirmar essa segunda situação, é hora de chamar o técnico de climatização para fazer a manutenção do aparelho.

 

Portas e janelas rangem?

Se as portas e janelas de sua casa estão rangendo, pode ser um sinal de que elas precisam de lubrificação. O atrito entre as partes metálicas pode causar desgaste e danos às peças, além de impedir que elas sejam abertas ou fechadas corretamente. Verifique se a aplicação de lubrificante é suficiente para solucionar o problema. Caso contrário, pode ser necessário trocar as peças danificadas.

 

Chuveiro está com baixa pressão?

Se o chuveiro de sua casa está com baixa pressão, pode ser um problema de entupimento nas tubulações. A água pode estar encontrando dificuldades para circular, o que afeta a pressão do fluxo. Nesse caso, é necessário desobstruir as tubulações. Se o problema persistir, pode ser necessário verificar o estado da resistência ou da válvula de controle de temperatura do chuveiro.

 

Ignorar os sons que a casa emite pode ter consequências graves, desde pequenos inconvenientes até riscos de segurança. Por isso, é importante prestar atenção a esses sinais e agir antecipadamente para evitar problemas maiores. Se não tem conhecimentos técnicos, é sempre recomendável chamar um profissional especializado para avaliar e resolver os problemas. Lembre-se: a manutenção preventiva é sempre mais econômica e segura do que deixar o problema crescer e se tornar mais grave. Cuide da sua casa e da sua segurança!

Deixe seu comentário