Quem já entrou na moda de equipar a cozinha com aparelhos mais modernos e sofisticados, com certeza possui eletrodomésticos compostos, na sua maioria, por placas de vitrocerâmicas. Tirando o embelezamento que essas placas dão ao local, a pergunta que colocamos é, como costuma limpar essas placas? Será que tem estado a fazer isso de forma correta?
Se sim, ou se não, venha conferir quais as formas corretas de limpar as placas vitrocerâmicas em diferentes casos.
Cuidado: Esteja certo de que a placa se encontra fria e desligada antes de iniciar o processo de limpeza. Isso evita a danificação do aparelho, como também, faz com que a sujidade seja removida facilmente. Quando a mesma se encontra fria e desligada, também pode deixar os produtos agirem sobre ela por mais tempo.

Caso 1: Remoção de gorduras
Quando se torna difícil remover as manchas de gordura, experimente fazer uma pasta, misturando vinagre e bicarbonato de sódio.
Deixe atuar por cima da placa durante alguns minutos, na hora de remover faça-o, utilizando um pano humedecido e um pouco de detergente neutralizante. No mercado há inúmeros produtos propícios para a limpeza de placas feitas de vitrocerâmicas e podem servir para uma limpeza mais profunda.
Caso 2: Limpezas pontuais
As limpezas diárias/ pontuais são extremamente importantes, uma vez que evitam o surgimento de sujidades mais complexas. Para isso, o ideal é sempre passar por toda a superfície um pano molhado com água e sabão.
Atenção, o pano precisa estar levemente humedecido. De forma delicada, esfregue a placa para remover o máximo de manchas e sujidade que conseguir.
Caso 3: Manchas de queimaduras
Em casos de queimaduras, por restos de comida, principalmente, o que precisa para sua remoção é de vinagre, detergente neutro, fermento e uma toalha de mão, ou outro pano que utiliza na limpeza da cozinha.
Antes, espalhe o vinagre uniformemente por cima da placa. Em seguida, polvilhe por cima uma camada generosa de fermento. Por último, com a toalha encharcada de água quente, estenda-a por cima da placa, deixando-a descansar por um dia inteiro, caso prefira, pode deixar durante toda a noite. Dessa forma ficará mais fácil remover tudo depois.
Caso 4: Manchas e sujidades difíceis
Caso a remoção das manchas e sujidades esteja complicada, o truque é fazer uma pasta de bicarbonato de sódio com água e colocá-la por cima delas. De seguida, respingue um pouco de vinagre por cima e deixe agir por 5 minutos. Após esse tempo limpe a pasta usando um pano húmido.

Bônus: Aja na prevenção
Confira abaixo algumas dicas de prevenção que lhe ajudarão a manter a sua placa de vitrocerâmica sempre em condições, bem como a prolongação da sua vida útil. Como? Mantendo a limpeza sempre em dia, claro.
- Sempre limpe a mancha assim que a reparar. Isso evitará que ela seque e torne a sua remoção mais difícil.
- Evite arrastar as panelas e os tachos sobre a placa, caso queira mudá-las de lugar.
- Não use a placa como uma extensão da bancada, senão, ela terá riscas e outras manchas indesejáveis.
- Opte sempre por panelas e tachos adequados para as placas de vitrocerâmica.
- Depois da limpeza, seque-a sempre com um pano de microfibras seco.
- Nunca use esfregões na limpeza das placas, use sempre panos de microfibras suaves.