Mofo, manchas, mau cheiro e pintura estufada. Esses são alguns dos problemas relacionados com a infiltração e a humidade, que os donos de casa têm de lidar na época das chuvas.
O pior de tudo é que muitas vezes esses problemas quase não são vistos a olho nu e quando se nota, é tarde demais, porque se encontram sempre na sua fase avançada. Como resultado, temos paredes danificadas, sem falar dos pisos e dos móveis que também chegam a ser afetados.
Por conta desses problemas, considerados inevitáveis, na casa dos cabo-verdianos por esses dias, decidimos partilhar consigo algumas dicas de como lidar com as infiltrações e humidades no seu imóvel.
Descobrindo os quês e os porquês
Já que esses problemas só conseguem ser notados numa fase avançada, o ideal é manter-se sempre atento as paredes, aos tetos, rodapés das paredes, janelas, pisos e até mesmo por dentro dos móveis. Nesses lugares é preciso estar atento aos vestígios como odor, focos de mofos, manchas escuras, formação de bolhas e descamação de tintas ou do gesso.
Mas, por que esses problemas costumam ocorrer? Bem, no caso da humidade, ela corre por conta da infiltração da água no piso, nas paredes e no teto, ou também por conta da falta de ventilação e iluminação no espaço, o faz com que vapores de água se acumulem nas superfícies, provocando o mofo e o mau cheiro.
Tratando das infiltrações
Com os focos e os motivos identificados, agora é preciso fazer as seguintes considerações:
As manchas no piso, rodapés e na parte baixa da parede, significam que por falta de uma impermeabilização a água do solo teve facilidade em penetrar-se nas estruturas. Para esses casos a solução é acionar um profissional que possa cuidar das estruturas por dentro, utilizando ferramentas e produtos específicos.

Manchas na parte alta da parede e no teto, o que origina isso são as goteiras na parede, infiltração da água das chuvas no telhado, falta de impermeabilização no terraço ou simplesmente, danificações nas calhas. Nesses casos a solução é a substituição das telhas, trocar ou aplicar silicone nas calhas e claro, impermeabilizar todo o terraço.

Manchas no meio das paredes, junto as saídas de água ou em paredes que separam a casa de banho da cozinha e outras áreas, são indício de que há vazamento na encanação e a solução para essas situações está na quebra das paredes, para substituir ou vedá-los para que depois possa reconstruí-lo, rebocá-lo e voltar a pintar toda a superfície.

Manchas nas portas, janelas, frestas e trincas, a penetração da água das chuvas nas pequenas aberturas podem gerar umidade e posteriormente o aparecimento de mofo. A solução aqui e a vedação das trincas, selando com silicone ou adesivos plásticos. Em casos mais graves, é melhor quebrar e refazer tudo, claro, necessitará de uma intervenção profissional.

Gostou das dicas? Comente com tem lidado com as umidades e infiltrações no seu imóvel e não se esqueça de partilhar este conteúdo com os seus amigos.