Como é bom sentir o cheiro de comida boa vindo da cozinha! Porém, nem todos costumam ser assim. Muitas vezes é comum sentir um odor terrível nessa área, o mau cheiro que costuma tomar conta da cozinha chega a ser de tal forma desconfortável que a única coisa que passa pela cabeça de quem lida com essa situação é de livrar disso o mais rápido possível.
Se alguma vez passou ou esteja passando por situação semelhante, continue lendo, pois hoje mostramos-lhe 5 formas rápidas de correr com o mau cheiro da sua cozinha.
Descobrindo a origem
Se pretende livrar dos odores, antes de mais, precisa estar ciente de que a cozinha, devido a sua funcionalidade, é o lugar que mais provoca e gera maus cheiros.
Por isso, se for procurar de onde vem o odor, tenha em atenção a essas principais fontes de origem do mau cheiro: os caixotes de lixos, o lava-louças, o micro-ondas, a geleira, a dispensa e outros lugares onde costuma guardar temperos e frutas.
Trate dos lixos e dos caixotes de lixo
Os caixotes de lixos são grandes fontes de odor, ainda mais em épocas quentes. Por isso, vale ter muita atenção na hora de descartar certos resíduos, principalmente, tratando-se de lixos orgânicos. É aqui que enxergamos a importância de separar bem os lixos entre si, porque no verão, por exemplo, devido as altas temperaturas, os lixos orgânicos apodrecem, o que lhes faz ganhar um cheiro insuportável, alastrando-se por toda a casa.

Uma dica seria, não deixar com que os resíduos se acumulam. O bom é separá-los bem de acordo com as suas características e jogá-los fora todos os dias, ou se preferir, semanalmente.
Outro cuidado seria com os baldes e caixotes de lixos, mantendo-lhes sempre higienizados toda vez que descarta os resíduos. Uma boa mistura para a higienização dos caixotes de lixo, seria à base água e bicarbonato de sódio, ou então, apenas água e sabão, que também servem.
Limpe bem o lava-louças
No fim de cada lavagem é sempre bom jogar fora a água que usou. Mas cuidado, não mande pro ralo toda a parte “nojenta”. Não é só por conta dos entupimentos de canos que devemos ter cautela na hora de descartar a água da lavagem, é também por conta do acúmulo de odores que podem ficar nos mesmos e que mais tarde proliferará e causará maus cheiros por toda cozinha.

Um conselho seria usar filtros no lava-louças para quando for despejar a água, para que alguns resíduos não fiquem entalados no ralo. Por falar em ralo, mesmo usando filtros é sempre bom higienizar todo o lava-louça inclusive o mesmo. Use uma mistura de uma chávena de bicarbonato de sódio e duas outras de vinagre, em seguida deixe descansar por 5 minutos e após esse tempo despeje água quente, mandando tudo à baixo.
Não se esqueça do micro-ondas
Sempre que usamos o micro-ondas temos pouco hábito de higienizá-lo. Por ser um lugar que provoca calor, devido ao aquecimento que faz dos alimentos, pode ficar com o cheiro dos mesmos após o seu uso e isso vai se acumulando cada vez mais, até causar um mal estar na sua cozinha.

Por isso, recomendamos que faça a sua limpeza semanalmente, tanto por dentro quanto por fora. Para a sua limpeza, misture numa tigela um pouco de água, uma colher de chá de bicarbonato de sódio e um pouco de sumo de limão. Diferente do que fez no lava-louça, após aplicar a mistura no micro-ondas deves deixar o aparelho funcionado por 5 minutos e após esse tempo mantenha a porta do mesmo fechada por mais 5 minutos. De seguida abra a porta, limpe todo o aparelho com um pano.
Isso fará com que o seu micro-ondas permaneça limpo e com um cheiro agradável durante um bom tempo.
Cuidado com o que guardas na geleira
Quando foi a última vez que fez aquela limpa no frigorífico? Tem sido frequente? Se sim, continue, pois, estás num bom caminho. Porém, se não tens esse hábito é melhor que o adquiras o quanto antes.

As geleiras costumam libertar odores desagradáveis devido a alimentos que ali são armazenados durante muito tempo e que acabam passando do prazo. O ideal é que mantenhas atento sobre as datas de validade dos alimentos, diariamente, e deitar fora os que já estejam ultrapassados. Outro ponto que se deve levar muito em conta é com relação aos restos de alimentos que levas ao frio para serem conservados. Muito se tem avisado que os mesmos não podem passar mais de 3 ou 4 dias no frio, por bem da nossa saúde.
O conselho que deixamos para a higienização da sua geleira é que de forma regular, deves desligá-la e esvaziá-la completamente e dar uma geral no mesmo, deite fora os produtos que aparentam em mal estado e com um cheiro fora de normal. Em seguida, limpe-a por completo com água, sabão e lixívia.
Mantenha-se atento à despensa e aos alimentos “frescos”
Assim como devemos manter os cuidados com os alimentos no frigorífico, devemos fazer o mesmo com os produtos aa despensa bem como com os alimentos “frescos” como frutas, cebolas, alhos, batatas e outros que não necessitam de ser conservados no frio. Mas, mesmo assim não estão isentos de estragarem e libertar odores. Afinal, por serem produtos naturais, tendem a degradar-se mais rápido ainda, desenvolvendo fungos e bactérias e acabam por afetar outros. O que faz jus ao ditado “Uma batata podre estraga todas as outras”.

O recomendável é comprar alimentos em quantidades racionais para evitar que estraguem depois. Do mesmo modo, devemos conservá-los de forma correta caso sobrem após o seu uso.
Manter a cozinha sempre com um bom cheiro, faz parte da necessidade de manter a casa sempre limpa e organizada. Para quem passa muito tempo fora, por conta do trabalho, por exemplo, não tem como manter a vigilância sempre. Por isso, uma das orientações que também deixamos, é de contar com a ajuda profissional. Uma diarista, pode ser a opção certa para quem deseja manter a casa em ordem. As diaristas são responsáveis por limpar e arrumar o lar, bem como, tratar e jogar fora os resíduos, evitando assim, situações que incomodem os demais.
Gostou das dicas? Esperamos ter ajudado. Tente desenvolver esses hábitos de cuidados e depois conte-nos se voltou a ter problemas de odores na sua cozinha.